O que é Nicho de Mercado? Veja Exemplos e Aprenda a Definir o Seu

Como criar seu negócio online do zero passo a passo

Nicho de Mercado: Saiba o que é, quais são os tipos, como definir, exemplos e quais são os melhores e mais lucrativos.

Uma dúvida muito comum de quem está começando no Marketing Digital é quando se fala de nicho de mercado.

Muitas pessoas têm dificuldade de saber o que é e como definir o seu nicho.

Você também tem essa dúvida?

Eu também tive a um tempo atrás. É perfeitamente normal 🙂

Você sabia que a escolha de um nicho de mercado pode te ajudar a conquistar mais sucesso e autoridade para o seu negócio?

Os nichos de mercado vão desde produtos pet, religião e idiomas, até sexualidade, concursos públicos, marketing, etc.

Como são muitas opções e a concorrência a cada dia está mais acirrada, é interessante você encontrar demandas diferentes dentro desses nichos, ou caso você escolha um nicho mais concorrido, você se destaque pela qualidade do seu produto.

Por isso, hoje vou te mostrar o que é um nicho de mercado e como definir o seu de forma simples.

Além disso, vou te dar alguns exemplos dos melhores e mais lucrativos nichos para quem está começando.

É só ler o artigo até o fim!

O que é nicho de mercado?

O que é nicho de mercado

Nicho de mercado é um recorte, uma segmentação dentro de um determinado público de pessoas com interesses, necessidades e preferências bem particulares.

Geralmente, os problemas e desafios enfrentados por esse público ainda não possuem soluções no mercado. Com isso, essa situação acaba representando uma excelente oportunidade para nós, empreendedores.

Vou exemplificar pra você.

Vamos imaginar o mercado de roupas.

Esse é um mercado bastante amplo, pois todo mundo precisa de roupas, não é mesmo? Homens, mulheres, crianças, bebês, pessoas magras, pessoas acima do peso, pessoas baixas, pessoas altas…

Vamos supor que você decidiu abrir uma loja de roupas online para o público feminino. Com isso você já estabeleceu um nicho de mercado.

Porém, você pode avançar ainda mais dentro desse nicho.

Por exemplo:

Sua loja online vende roupas para mulheres entre 20 e 40 anos.

Dá pra especificar ainda mais? Sim!

Sua loja online vende roupas para mulheres entre 20 e 40 anos que praticam esportes regularmente.

Quanto mais segmentado o seu público, maiores as oportunidades de negócio dentro dessa fatia de mercado, pois a concorrência maior está em públicos mais amplos.

Você pode encontrar e definir um nicho de mercado de diversas formas. Por exemplo:

  • Por valor do produto (alto, moderado, acessível);
  • Por demografia (sexo, idade, escolaridade, renda);
  • Por interesses (esportes, negócios, religião, etc.);
  • Por localização;
  • Dentre outros.

Para ilustrar melhor, a seguir vou te mostrar quais são os principais tipos de nichos de mercado.

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Quais são os tipos de nicho de mercado?

Você pode classificar o que o seu cliente quer de diversas maneiras. Através de seus desejos, necessidades, anseios…

Mas para chegar até aí, você precisa fazer a segmentação desse público.

Desta forma, sua comunicação com esse grupo de pessoas se torna mais assertiva.

Pois pense comigo: não adianta tentar atingir empreendedores com produtos para adolescentes.

Para identificar esses públicos, existem 4 tipos principais de segmentações:

  1. Segmentação geográfica (baseada na localização);
  2. Segmentação demográfica (sexo, idade, renda, escolaridade, religião, raça, etc.);
  3. Segmentação comportamental (O que precisam? O que compram? Quais benefícios desejam? Qual a frequência de compra?);
  4. Segmentação psicográfica (estilo de vida, opinião política, crenças, etc.).

Tá, mas como eu defino o meu nicho? Qual devo escolher?

Vou te mostrar agora.

Como definir meu nicho de mercado?

Como definir meu nicho de mercado

Escolher um nicho no início é muito desafiador! Escolho algo com que tenho afinidade, ou algo mais lucrativo?

Quando comecei, essa era a minha dúvida…

Analisei diversos nichos: empreendedorismo, saúde, emagrecimento, tecnologia, viagens…

A verdade (pelo menos na minha experiência) é: escolha algo com que você tenha afinidade e domine.

Mas por quê?

Se você escolhe algo pensando somente na lucratividade, sem ter nenhuma afinidade com o tema escolhido, com o passar do tempo você começa a ficar desmotivado, cansado aí vem a procrastinação.

Quando você escolhe algo que te dá prazer em fazer, algo com que você tem afinidade, quando chegar essa fase do desânimo, sua motivação ganhará um algo a mais, um gás que te move pra frente.

Por isso, escolha algo que você goste e tenha domínio para não se desmotivar depois!

Para te inspirar, a seguir vou listar 4 exemplos de nichos bons e lucrativos que estão em alta.

Nichos de mercado: #1 Emagrecimento

Nicho de mercado emagrecimento

O nicho de emagrecimento é um dos maiores e mais comuns da internet.

Isso porque com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas ficam sem tempo para se cuidarem, ter uma alimentação saudável e manter uma rotina de atividades físicas regulares. Tudo isso acaba gerando uma insatisfação com o seu corpo.

Sem contar que, segundo o Ministério Saúde, a obesidade do brasileiro cresceu cerca de 67% nos últimos 14 anos, o que gera uma preocupação geral com a saúde.

Desta forma, abre-se uma grande oportunidade para empreendedores digitais nesse segmento.

Exemplos de produtos de emagrecimento:

  • Treinamentos online;
  • E-books de dietas diversas;
  • Protocolos de emagrecimento e dieta;
  • Suplementos e medicamentos.

Nichos de mercado: #2 Renda extra e negócios

Esse é o meu preferido. Tem um potencial enorme!

Hoje em dia, muitas pessoas tem buscado formas de obter uma renda extra.

Geralmente porque estão insatisfeitas com o seu trabalho, com a rotina de trânsito e tempo longe da família, até mesmo por baixos salários.

E esse número só cresce.

Prova disso é a inúmera quantidade de cursos e treinamentos sobre marketing digital, empreendedorismo e afins, que tentam preparar as pessoas a terem o seu próprio negócio.

Por ser um tema atual e que desperta o interesse das pessoas, essa é uma excelente opção a ser explorada.

Neste caso, eu recomendo um curso quase que obrigatório para o empreendedor que escolhe esse nicho.

O Fórmula Negócio Online.

curso fórmula negócio online

Esse curso te ensina a montar um negócio online do zero, passo a passo, da maneira mais prática e fácil. Mesmo se você não tiver nenhum conhecimento da área.

Veja aqui um artigo super completo com meu depoimento.

Nichos de mercado: #3 Pets

Nicho de mercado pet

Você tem algum algum bichinho de estimação? Se não, conhece alguém que tem?

Tenho certeza que você respondeu sim a alguma das duas perguntas acima.

O nicho de pets é outro exemplo de nicho que nunca sai de moda.

De acordo com uma pesquisa do IBGE de 2019, no Brasil existem cerca de 139 milhões de pets (entre cães, gatos, peixes, répteis e pequenos mamíferos).

Além disso, o faturamento anual desse setor chega a R$ 20 bilhões.

Você encontra neste nicho, 4 oportunidades principais:

  • Alimentação;
  • Adestramento e hotéis;
  • Produtos, acessórios e brinquedos;
  • Medicamentos e veterinária.

Oportunidades de sobra, não é mesmo?

Nichos de mercado: #4 Idiomas

Segmento de idiomas

O nicho de idiomas é um dos que também não para de crescer.

Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, se torna quase que uma obrigação saber falar uma outra língua, principalmente o inglês.

Hoje em dia, praticamente todas as profissões exigem conhecimento de outra língua.

Sobretudo os empreendedores digitais, que tem a chance de alcançar públicos de outros países através da internet.

Sem contar que, também com a globalização, milhares de aplicativos e programas são parte ou totalmente em inglês, nos exigindo ao menos um conhecimento mínimo da língua.

E isso abre uma ótima oportunidade para os empreendedores digitais, pois podem promover todo tipo de curso online das mais variadas línguas.

Por isso, o nicho de idiomas sempre será uma ótima opção!

Onde encontrar bons produtos desses nichos para vender?

Sem dúvida esses nichos são ótimas opções para você explorar.

Você encontra diversos bons produtos desses nichos para vender em 3 plataformas especializadas em vendas pela internet. São elas:

Monetizze;

Eduzz;

Hotmart.

Eu mesmo utilizo todas as três plataformas para trabalhar pela internet. São milhares de opções de produtos, inclusive de nichos que não citei aqui.

Por isso, escolha bem o seu público e defina qual o produto ideal para ele.

Conclusão

Neste artigo, vimos o que é nicho de mercado e seus tipos, como definir o seu nicho, além de alguns exemplos.

Também vimos como podemos encontrar e promover produtos desses nichos para vender.

Independente do nicho de mercado que escolher, você certamente vai precisar de um treinamento que te guie na direção certa.

Por isso te indico o Fórmula Negócio Online.

Com ele, você aprende a montar o seu próprio negócio na internet, do zero, passo a passo, mesmo sem nenhuma experiência.

Ganhe dinheiro até dormindo (de verdade!) 🙂

Acredito que ele pode transformar a sua vida, assim como transformou a minha.

 

Gostou do conteúdo? Você tem alguma dúvida que não foi respondida? Me mande sua pergunta aqui.

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